sábado, 26 de fevereiro de 2011

"The Ten Cannots"

Uma citação por William J. H. Boetcker (1873–1962), um líder religioso americano e influente orador público. Seu panfleto entitulado "The Ten Cannots" foi originalmente publicado em 1916.

1. Você não pode trazer prosperidade desencorajando a economia.
2. Você não pode fortalecer o fraco enfraquecendo o forte.
3. Você não pode ajudar o pobre homem destruindo o rico.
4. Você não pode contribuir para a fraternidade do homem por incitação ao ódio de classe.
5. Você não pode construir o caráter e a coragem tirando a iniciativa e a  independência do homem.
6. Você não pode ajudar pequenos homens derrubando grandes homens.
7. Você não pode levantar o assalariado puxando para baixo o pagador de salários.
8. Você não pode ficar fora do problema gastando mais do que o seu rendimento.
9. Você não pode estabelecer a segurança com dinheiro emprestado.
10. Você não pode ajudar os homens permanentemente fazendo por eles o que eles não vão fazer por si.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Decálogo para a vida diária

Encontrei este texto há algum tempo e realmente faz as pessoas pensarem. Se nós pudéssemos fazer, pelo menos, um dos itens que estão no texto, por dia, acredito que seria prazeroso para a alma.

Vivemos todos os tipos de tribulações, irritações, cansaço, e fica difícil de realmente pararmos para pensar que as coisas simples da vida são muito mais importantes que a matéria. Além do que, é muito melhor viver o amor do que aqueles sentimentos horríveis e negativos que muita gente ainda teima em sentir.

Decálogo para a vida diária
"1. Só por hoje, procurarei viver o dia inteiro de forma positiva, sem querer resolver os problemas da minha vida de uma vez.
2. Só por hoje, vou tomar o maior cuidado com a minha aparência: eu vou vestir-se modestamente, eu não vou levantar a minha voz, vou ser cortês no meu comportamento, eu não vou criticar ninguém, eu não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém exceto por mim.
3. Só por hoje, serei feliz na certeza de que fui criado para ser feliz, não só no outro mundo mas também neste.
4. Só por hoje, vou adaptar-me às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.
5. Só por hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando que como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.
6. Só por hoje, farei uma boa ação e não contarei a ninguém sobre isso.
7. Só por hoje, vou fazer pelo menos uma coisa que eu não gosto de fazer, e se meus sentimentos estão feridos, eu vou ter certeza que ninguém notará.
8. Só por hoje, vou fazer um plano para mim mesmo: eu posso não seguir à risca, mas vou fazê-lo. E eu vou estar em guarda contra os dois males: a pressa e a indecisão.
9. Somente hoje, acreditarei firmemente, apesar das aparências, que a boa providência de Deus cuida de mim como ninguém mais que existe neste mundo.
10. Só por hoje, não terei medo. Em particular, eu não terei medo de desfrutar do que é belo e de crer na bondade. De fato, por doze horas eu posso certamente fazer o que poderia causar-me espanto se eu acreditar que eu tinha que fazer isso toda a minha vida.

Papa João XXIII

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Crianças e legumes...

Preciso dizer que meus filhos têm tido uma boa alimentação. Desde bebês os alimentos que tenho dado à eles são muito saudáveis. E agora está surtindo efeito. A-do-ram brócolis, espinafre, cenoura, tomate (preferido deles), alface, couve-flor, chuchu, salsão, pimentão, enfim, tudo o que é legume eles comem. Além das frutas (todas). Aí me vem sempre à cabeça aquele comercial do menino que pede brócolis para a mãe. Posso ver esta cena com os meus filhos...

Claro que eles comem coisas que não são permitidas diariamente, e que acontece de vez em quando. Controlo muito bem a alimentação deles. Não quero que tenham problemas no futuro.

Mas, hoje um dos meus filhos me surpreendeu. Estávamos almoçando, e tinha brócolis refogado. Todos estavam comendo a mesma coisa, e não é que ele quis "roubar" brócolis do meu prato?? Dá para acreditar?

Pois é, os meninos-brócolis daqui de casa...

Beijos com sabor de brócolis (argh...)

Atualizando: o comercial é de um complemento alimentar sabor chocolate. E os meninos aqui nem ligam para isso... Mais uma razão para vê-los nesta cena lá no supermercado...