quinta-feira, 18 de julho de 2013

Namastê

Namastê é uma das algumas palavras sânscritas comumente reconhecidas por aqueles que não falam hindi. No Ocidente, ela é usada para indicar a cultura sul-asiática em geral. "Namastê" é particularmente associada geralmente à aspectos da cultura sul-asiática como o vegetarianismo, a ioga e o hinduísmo.

Recentemente, e mais globalmente, o termo namastê foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:

  • "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." -- atribuída ao autor Deepak Chopra
  •  "Curtir a vida intensamente"-popular na cultura induísta
  • "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
  • "Eu saudo o Deus dentro de você."
  • "Seu espírito e meu espírito são um." - atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
  • "O divino em mim cumprimenta o divino em você."
  • "A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."
  • "Tudo que é melhor e mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
  • "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."
Como ele é mais comumente usado, Namastê é aproximadamente equivalente a "saudações" ou "bom dia" em Inglês, implicitamente, com a conotação de "estar bem". Ao contrário de apertar as mãos, beijar ou abraçar uns aos outros em outras culturas, Namastê é uma forma de não-contato de saudação respeitosa e pode ser usado universalmente e atender uma pessoa de sexo diferente, idade ou status social. 

O gesto Namastê representa a crença de que há uma centelha divina dentro de cada um de nós que está localizada no chakra do coração. O gesto é um reconhecimento da alma em uma pela alma em outro. Em sânscrito, o palavra é namah + te = namaste, que significa "Eu me curvo a você" - os meus cumprimentos, saudações ou prostração para você

Fonte: Wikipedia

quinta-feira, 4 de julho de 2013

História de um índio Cherokee

Uma noite, um velho Cherokee contou ao seu neto sobre uma batalha que acontece dentro das pessoas.

Ele disse:

"Meu filho, a batalha é entre dois lobos dentro de todos nós.

Um é Mau - é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é Bom - é a alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé."

O neto pensou sobre isso por um minuto e então perguntou ao avô:

"Qual lobo vence?"

O velho Cherokee simplesmente respondeu:

"O que você alimenta."