segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Amor

O que falar sobre o amor?

O amor mais importante e essencial em nossas vidas é o amor incondicional. Quer dizer, não há imposição de condição para amar. Amamos como é, simplesmente. Não importa o que ou quem, devemos amar sem querermos mudar. Se amamos algo ou alguém, é porque gostamos de algo que está ali, que nos atrai. Quando uma mulher se torna mãe, sabe bem o que é isso. O filho é amado, com toda a intensidade, sem esperar nada em troca. Simplesmente se ama pelo que ele é. Mas a retribuição é fantástica, com um sorriso, uma risada, um beijo, um carinho.

O amor é universal. O  Reiki já diz isso. É incondicional. Quando procura-se ajudar alguém com a energia do Reiki, não se sabe como a pessoa (ou o animal) irá recebê-la. Simplesmente a energia flui, de acordo com o que o ser necessita. E esta energia é puro amor. A conexão que existe neste momento é muito forte, a ponto de se saber, através da intuição principalmente, qual é o problema. Não importa a cor, raça, tamanho, defeito, religião, filosofia. Nem precisa crer no Reiki. Se há uma necessidade, a energia acontece.

O amor transpassa barreiras, tempo, espaço, idade, vidas. Quando é verdadeiro, ele existe muito além do que podemos imaginar. Às vezes encontramos o amor ali, do nosso lado, e não conseguimos compreendê-lo ou muitas vezes enxergá-lo. Outras vezes lutamos por ele, com todas as nossas forças, simplesmente porque acreditamos nele.

O amor, muitas vezes, nos dá sinais que não conseguimos compreender, e, quando isso acontece, pode ter se passado algum tempo para ser entendido. Às vezes vivemos tanto tempo por um amor que ele se torna rotineiro. Só quando acontece algo mais sério é que começamos a analisar o que está se passando nas nossas vidas. Muitas vezes uma doença, um nascimento, uma perda.

Não sei se existe fim para um amor. Acredito que não. Existe sempre um começo sim, quando começamos a amar uma pessoa, mas não acredito que ele termine. Podemos perder a pessoa de várias formas, mas, se existe amor, ele não acaba. Muitas vezes ele nos deixa de alguma forma, mas a vida dá voltas e parece que o destino o coloca novamente ali. Quando tem que acontecer, não existe tempo, espaço e impedimento para ele acontecer.

Um compositor e pianista americano, Jim Brickman, sabe exatamente como expressar o amor em toda sua magnitude e emoção. A música "Simple things" diz exatamente isso, que o amor está nas coisas mais pequenas e simples, e que não paramos para perceber.